Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Onça-pintada

Taxonomia


Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera onca
Nome comum: Onça-pintada



Introdução 
A onça-pintada ou jaguar é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo perdendo apenas em tamanho para o tigre e o leão. Mamífero extremamente ágil com mandibulas fortes é excelente caçador. Mesmo sendo um animal forte e imponente a onça-pintada corre séria ameaça de extinção, sendo classificada vulnerável.

Comportamento

A onça-pintada, juntamente com o leopardo das neves, o tigre, o leão e o leopardo, compõem as cinco espécies de grandes felinos pertencentes ao Gênero Panthera. Como característica em comum, estas espécies possuem uma ossificação incompleta do osso hióide, localizado na região da garganta, que proporciona um som forte e grave conhecido como esturro (ouça o esturro da onça ). O esturro é utilizado na comunicação entre indivíduos de onças-pintadas principalmente no período de reprodução, quando machos e fêmeas o utilizam para se localizarem. As demais espécies de felinos emitem apenas um miado como forma de comunicação.

As onças-pintadas concentram suas atividades no período crepuscular-noturno, porém este comportamento pode variar conforme a região geográfica. Em hábitats de mata densa, as onças-pintadas podem apresentar maior atividade durante o dia do que em hábitats abertos como o Cerrado, o Pantanal e a Caatinga. 
A onça-pintada é um animal territorial, e utiliza para delimitar sua área de vida fezes, urina e arranhões em árvores. De hábito solitário, interage com outros indivíduos da espécie apenas no período reprodutivo, sendo que um macho pode acasalar com várias fêmeas.

As fêmeas atingem a maturidade sexual com aproximadamente dois anos, podendo ter sua primeira cria com três anos. Os machos atingem sua maturidade sexual com aproximadamente três anos, e são atraídos pelo odor e vocalização das fêmeas. O período reprodutivo se estende por todo o ano, quando as onças-pintadas machos e fêmeas interagem por alguns dias, copulando por várias vezes. Neste período, pode ser observado mais de um macho acompanhando a mesma fêmea. O tempo de gestação da onça-pintada varia entre 93 e 105 dias, podendo nascer de um a quatro filhotes, sendo mais comum o nascimento de dois filhotes por ninhada. Em média, os filhotes recém-nascidos pesam de 700-900 g, abrem os olhos entre o sétimo e o 13º dia, mamam até aproximadamente o sexto mês de vida e acompanham a mãe até um ano e meio de idade (Seymour, 1989).



Distribuição

Historicamente, a distribuição da onça-pintada se estendia do sudoeste dos Estados Unidos até o sudeste da Argentina (Seymour, 1989). Em função da conversão de hábitats e da caça, a espécie perdeu mais de 50% de sua distribuição original, e atualmente se restringe a países da América Central e do Sul, até o norte da Argentina (Sanderson et al. 2002), sendo considerada extinta em El Salvador e Uruguai (IUCN, 2008).

Aproximadamente metade da distribuição atual da onça-pintada encontra-se em território brasileiro, o que faz do Brasil um país extremamente importante para garantir a conservação da espécie em longo prazo. No Brasil, a espécie possui uma distribuição relativamente ampla, ocorrendo da região Norte até o leste do Maranhão, partes do Brasil Central e Caatinga, Pantanal e em algumas áreas isoladas no Sudeste do país.


As manchas da onça-pintada são como suas impressões digitais:

A pelagem da onça-pintada 
é amarelada, com manchas pretas (conhecidas como rosetas) na cabeça, dorso, patas e cauda e esbranquiçadas no peito e no 
ventre. O seu corpo é musculoso e robusto; sua cauda e seus membros são relativamente curtos e sua cabeça é grande e arredondada. 
O peso da onça pintada varia de 36 a 160 kg e o seu comprimento pode chegar a 2 metros, sendo que os machos são maiores que as femeas. O tamanho deste felino pode variar de acordo com o habitat ocupado pelos indivíduos. As onças que vivem em áreas fechadas, de floresta como a Amazônica, costumam ser menores e mais escuras do que aqueles indivíduos que ocupam áreas abertas, de campo. Alguns estudos indicam que isto ocorre porque as presas em áreas abertas costumam ser maiores, então as onças precisam de mais forca para caçar estes animais. O porte avantajado pode garantir maior sucesso quando o animal a ser caçado é maior.

O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas  impressões digitais, servindo para identificar cada animal. Até mesmo as onças negras-com uma variação genética conhecida como "melanismo" que provoca a concentração da pigmentação preta - tem um padrão exclusivo. Para observar as rosetas neste caso é necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada. Importante não esquecer que todos os indivíduos são da mesma espécie.










Curiosidades sobre a onça-pintada

  • A onça-pintada é um animal muito cauteloso para atacar sua vítima. Desloca-se sempre contra o vento e aproxima-se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso.
  • O nome “jaguar” no dialeto tupi-guarani significa "o que mata com um salto".
  • Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana. Mesmo em histórias antigas, são raros os relatos de ataque ao homem. Quando estes ataques acontecem geralmente estão relacionados à defesa de filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo ataques para se defender quando estão sendo caçadas.
  • A onça segue, em sua dieta, o princípio adotado pela maioria dos grandes felinos. É um regime chamado pelos cientistas de feast or famine (banquete ou fome, em inglês). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar, em um dia, 20 kg de carne.



Fonte: noticias.uol.com.br
        http://www.jaguar.org.br