Foto da Mergulhadora Italiana Hipnotizando o Tubarão
A mergulhadora Cristina Zenato tem a habilidade de deixar tubarões na palma da mão dela – literalmente. A italiana aproveitou um mergulho no Caribe para registrar o momento em que um animal de três metros de comprimento parece tão relaxado perto dela, que está na vertical, com o nariz apoiado mão da mergulhadora.
De acordo com reportagem do jornal “Daily Mail”, para conseguir tal aproximação, Cristina usa uma técnica pouco conhecida. Ela esfrega as ampolas de Lorenzini do tubarão, que são os poros ao redor da boca e nariz do animal. E ele é capaz de ficar em estado de transe por até 15 minutos. Normalmente, tais poros agem como detectores de movimento, mas por alguma razão, eles ficam em paralisados com a técnica.
A ideia da mergulhadora é aproveitar o tempo em que os tubarões estão paralisados, para educar outros mergulhadores, tirar peixe parasitas do animal e até iscas de pesca da boca deles. O momento de transe foi capturado pelo fotógrafo Matthew Meier, de San Diego, nos Estados Unidos. “Minha primeira vez como espectador de Cristina foi incrível. Eu esperava adrenalina, mas o mergulho foi tranquilo e calmo”, contou ele.
Cristina Zenato trabalha aplica a técnica em tubarões há mais de 15 anos. Mas ainda usa uma roupa com proteção especial para mergulhar, caso algo dê errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário